Qual o melhor momento para começar a empreender?

Quando esta pergunta é feita aos maiores players do mercado digital, a reposta é quase sempre uníssona.

O PRIMEIRO MELHOR MOMENTO para iniciar um empreendimento foi ontem. O SEGUNDO MELHOR MOMENTO é hoje.

Então isso deve ficar bem claro para você que quer e ainda tem dúvidas de quando iniciar seu negócio.

Não existe perfeição em modelos na implementação de empreendimentos. Se você estiver esperando "algo a mais" ou "uma preparação melhor", você nunca irá começar.

Não existe nada mais eficiente que aprender na prática. no campo de batalha.

E quando menciono isso, gosto sempre de colocar aspas, pois existem, na minha humilde concepção três tipos de empreendedores:

1 - o "estudioso"

2 - o "roda solta"

3 - o "olho no alvo"


O primeiro, o "estudioso", é aquele que leu tudo, comprou todos os cursos, conversou com todos os especilistas, mas nunca implementa seu negócio de verdade. Sempre acha que ainda é cedo (síndrome de Legião Urbana) e nunca terá resultado na prática.

O segundo , o "roda solta", é aquele que, ao contrário do primeiro, vai na loucura. Não estudou, não leu e vai se ajeitando na prática. Acaba tendo algum resultado, às vezes, mas encontra muitos obstáculos no caminho e acaba tendo muito prejuizo financeiro.

O terceiro é o "olho no alvo". Esse estudou, adquiriu bons cursos e, diferentemente dos outros dois, o fez por ter foco, ter um objetivo e é aquele que inicia sua jornada. Que segue em frente e sabe que o momento certo é o de dar o primeiro passo.


Quando começamos um novo empreendimento, medo, incertezas e dúvidas irão nos acompanhar. E está tudo bem. Estes sentimentos fazem parte da jornada.

O que não podemos é deixá-los dominar e sobrepujar as nossas metas, nossos objetivos.


Empreender requer estudo sim. Mas também coragem de começar.

Posso te garantir que todos esses grandes players do mercado que mencionei no início,


iniciaram sua jornada com medo, com incertezas e muitas dúvidas. E ainda os têm. Mas todos eles seguem em frente na certeza de alcançar seus objetivos.


Vivi Prado


Vivi Prado é empresária, especialista no empreendedorismo em artesananto.

Criadora das Bonecas Genuínas e do método Seja Autoral, atua no mercado capacitando mulheres a empreeender e adquir independência financeira.

62 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ROTINE-SE