Quando o assunto é lá em casa...

Atualizado: 4 de fev.

Quando o assunto é empreender, uma das perguntas mais recorrentes que minha equipe recebe é "falar é fácil, mas aqui em casa é difícil, pois ninguém me apoia".

Sim. Eu sei bem como é isso. Quando iniciei minha jornada profissional no artesanato, há mais de 20 anos, ouvia coisas do tipo "você largou sua carreira pra fazer isso?", "o que você faz para viver além das bonecas?", "qual sua profissão de verdade?" etc, etc, etc...

O primeiro ponto que destaco aqui é - nunca é fácil. E entenda por "nunca é fácil" sair do lugar comum e se aventurar em um mundo completamente diferente ao qual estava acostumado.

Comecei tudo sozinha. Na raça. Em casa, cada um tinha seu trabalho formal. Então, iniciei uma aventura solo.

E eu, particularmente, não conheço nenhum empreendedor que iniciou sua caminhada sem muitas dúvidas, incertezas e receios. Eu mesma. Até hoje...

Mas, precisamos entender duas coisas em relação a esses fatos.

1) Convivemos com pessoas que querem nosso bem. mas foram criadas de forma errada, em uma cultura machista e retrógrada. E quando essas pessoas dizem coisas como as mencionadas acima, no final das contas, querem apenas te proteger de algo que eles também não entendem e não conhecem.

2) A vida, de modo geral, será difícil para você, tentando ou não empreender. Imagine alguém que quer sair do emprego ou gerar renda extra ou mesmo iniciar o empreendimento. Vai ser "hard" começar assim como também vai ser "hard" passar necessidades, frustrações e arrependimentos se você não começar.

E pode acreditar, os piores arrependimentos que levamos na vida, são aqueles pelas coisas que deixamos de fazer.

E sim, apesar das palavras duras que ouviremos, dos desapontamentos que teremos com pessoas queridas, dos reveses do próprio negócio - vale muito a pena.

E sim, não será com palavras que você mostrará seu valor, mas com seu atos, dignos, coerentes e na certeza de estar visualizando, e não desistindo, de seu objetivo.

Os resultados irão aparecer e falaram por sí só.


Vivi Prado é empresária, especialista no empreendedorismo em artesananto.

Criadora das Bonecas Genuínas e do método Seja Autoral, atua no mercado capacitando mulheres a empreeender e adquir independência financeira.



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ROTINE-SE